Marcos Rogério mobiliza senadores por impeachment de Alexandre de Moraes

Após intensa articulação liderada pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), a oposição no Senado conseguiu reunir o número mínimo de assinaturas para dar início à tramitação do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido, protocolado nesta semana, conta com o apoio de 41 senadores — mais da metade dos 81 membros da Casa — além de sete suplentes que também manifestaram adesão à proposta. A mobilização representa um marco no enfrentamento da oposição à escalada de decisões consideradas abusivas por parte do ministro e à crescente preocupação com os limites institucionais entre os Poderes.

“Chegamos ao ponto de ruptura. O Senado tem o dever constitucional de fiscalizar e coibir abusos. O que está em jogo não é um nome, mas o equilíbrio entre os Poderes e a preservação da democracia brasileira”, afirmou Marcos Rogério.

A iniciativa foi precedida por um movimento de obstrução dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional, promovido por senadores de oposição. Entre os principais objetivos da ação, esteve a exigência de que pautas relevantes para o país não sejam ignoradas, como o pedido de impeachment do ministro Moraes e a anistia dos presos do dia 08/01.

Com as assinaturas colhidas, o pedido será agora encaminhado à Presidência do Senado, que tem a prerrogativa de dar prosseguimento ao processo.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Governo de RO reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado

Rondônia aplicou 87.159 doses da vacina contra a influenza,  de novembro de 2025 a fevereiro de 2026. Até o final de fevereiro, o governo...

Lei permite descontos e parcelamento em até 120 vezes para multas ambientais em Rondônia

Regras são válidas para débitos gerados até 31 de dezembro de 2024, o ano em que Rondônia bateu recordes históricos de queimadas. É possível...

Universidade Federal de Rondônia lança concurso para professores com salários de até R$ 14 mil

Inscrições começam em fevereiro e seguem até março. As vagas são para áreas das ciências humanas, sociais aplicadas, exatas, saúde e linguagens. A Universidade Federal...