Sistema de Fiscalização Eletrônica começa a ser instalado nas principais vias de Vilhena em dezembro

Visando reduzir acidentes, salvar vidas e tornar o trânsito de Vilhena mais seguro para a população, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semtran), iniciará, a partir do dia 15 de dezembro, a instalação da primeira etapa do Sistema de Fiscalização Eletrônica no município.

 

O monitoramento será composto por três modelos de equipamentos, definidos conforme as características de cada via: controladores de velocidade com display, que monitoram o cumprimento do limite no ponto instalado; redutores de velocidade, que induzem à redução imediata em trechos críticos; e controladores mistos, que combinam o controle de velocidade com outras funções de monitoramento.

 

A implantação do sistema é justificada pelos dados registrados em 2024, quando Vilhena ocupou a 3ª posição no ranking de cidades com mais acidentes de trânsito em Rondônia, registrando mais de 1.080 ocorrências, 29 mortes e um alto índice de motociclistas entre os envolvidos. O cenário reforça a necessidade de ações efetivas voltadas à prevenção e à preservação de vidas.

 

Para esta ação, o município está investindo mais de R$ 300 mil em equipamentos. A instalação ocorre em três etapas e nesta fase inicial serão implantados cerca de 18 aparelhos, atendendo uma média de 25 faixas de avenidas.

 

Os aparelhos serão instalados nos seguintes pontos da cidade: Avenida Jô Sato, Rua Jamari, Avenida Major Amarante, Avenida Paraná, Avenida Sabino Bezerra de Queiróz, cruzamento da Avenida Major Amarante com a Rua Marques Henrique, Avenida Presidente Nasser, Avenida José do Patrocínio e Avenida Capitão Castro, nas proximidades das praças Nossa Senhora Aparecida e Ângelo Spadari.

 

Em relação às infrações, o secretário da pasta, Rogério Dias, esclarece que todas as ocorrências registradas pelos equipamentos serão validadas pelo órgão municipal e emitidas pelo Detran/RO, conforme a legislação vigente. Ele explica ainda que as notificações estarão disponíveis no aplicativo CNH Digital e, para os condutores que não utilizam o aplicativo, serão encaminhadas via correspondência ao endereço cadastrado junto ao Detran.

 

Além disso, o secretário orienta os condutores a ficarem mais atentos à sinalização, respeitarem os limites de velocidade, manterem a documentação em dia e adotarem uma condução responsável. “A fiscalização eletrônica no município não tem caráter arrecadatório, mas preventivo, com foco na redução de acidentes e na proteção da vida”, enfatiza.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Vilhena recebe novos implementos agrícolas entregues pelo vereador Samir Ali e pela Secretaria de Agricultura

A Secretaria Municipal de Agricultura de Vilhena realizou, na quinta-feira (11), a entrega oficial de novos implementos agrícolas destinados ao fortalecimento da agricultura familiar...

Ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste

Ação ‘Somos Todos Guaporé’, a ação recolheu 2 toneladas de resíduos e reforçou consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO). Ação contou com a...

Colorado do Oeste é Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública em 2025

A Prefeitura Municipal de Colorado do Oeste, através do Prefeito, Edinho da Rádio, participou da cerimônia de entrega dos Certificados de Transparência e do...