Sebrae de Rondônia é destaque no Web Summit Lisboa com projetos de inovação e bioeconomia amazônica

O estado de Rondônia marcou presença no Web Summit Lisboa 2025, o maior evento mundial de tecnologia e inovação, realizado em Portugal. A delegação rondoniense, liderada pelo presidente do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti, apresentou soluções sustentáveis e promoveu conexões estratégicas com investidores e aceleradoras internacionais, reforçando o protagonismo da região no cenário global de bioeconomia e empreendedorismo inovador.

 

A missão técnica, organizada pelo Sebrae em Rondônia, incluiu seminários, rodadas de negócios e visitas a centros de inovação, com o objetivo de fortalecer o ecossistema rondoniense e apoiar a internacionalização de startups locais.

 

Seminário de Internacionalização

 

A programação teve início em 10 de novembro, com o Seminário de Internacionalização, realizado no Hotel Eurostars Universal Lisboa, reunindo representantes do Brasil e de Portugal. O encontro discutiu fundos de investimento, programas de aceleração e estratégias de expansão global para empresas emergentes.

 

O coordenador estadual de Startups e Ecossistema do Sebrae em Rondônia, Rangel Miranda, destacou que o evento ajudou os empreendedores a compreender como levar seus negócios além das fronteiras e ampliar sua visão estratégica.

 

Inovação e bioeconomia amazônica

 

No Pavilhão Brasil, startups brasileiras apresentaram projetos voltados à sustentabilidade. Rondônia ganhou destaque com a InCarbon do Brasil, de Porto Velho, que atua na gestão de impacto socioambiental e na geração de créditos de carbono e biodiversidade.

 

“Participar do Web Summit foi uma oportunidade de mostrar que Rondônia tem inovação conectada à floresta e que a bioeconomia amazônica tem potencial global”, afirmou Fabiane Tessari Lima da Silva, fundadora da startup.

 

Destaque para o protagonismo rondoniense

 

O presidente do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti, foi uma das principais vozes da delegação brasileira no evento. Ele ressaltou a importância da presença do estado no Web Summit e o papel do Sebrae na promoção internacional da inovação amazônica.

 

“A presença da delegação rondoniense no Web Summit representa mais que uma participação internacional. Simboliza o compromisso do Sebrae em ampliar as fronteiras da inovação e posicionar Rondônia como protagonista no cenário global de tecnologia e sustentabilidade”, afirmou Cerutti.

 

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, a missão também fortalece as parcerias estratégicas e oferece novas perspectivas de aprendizado e conexão para empreendedores locais.

 

Encerramento da missão

 

A agenda da delegação encerra nesta sexta-feira (14) com uma visita técnica à Unicorn Factory Lisbon/Beato Innovation District, referência internacional em startups e networking global.

 

O Web Summit Lisboa 2025 reuniu mais de 70 mil participantes de 160 países, reafirmando o papel do Brasil — e especialmente de Rondônia — como referência em empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Deputado Rodrigo Camargo entrega equipamentos para Agricultura, Saúde e Assistência Social em Alto Paraíso

O município de Alto Paraíso recebeu, nesta quinta-feira, a visita do deputado Rodrigo Camargo para a entrega de novos equipamentos destinados a três áreas...

Projeto “Retrato Solidário” leva ensaio fotográfico gratuito a aldeia indígena em Vilhena

O gabinete da vereadora Amanda Areval promoveu, no último fim de semana, o projeto “Retrato Solidário”, uma ação voltada para valorizar e registrar a...

Prefeito de Vilhena não tem estatura para atacar Expedito Júnior

O prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro decidiu atacar o ex-senador Expedito Júnior gratuitamente em um programa de rádio em sua cidade. Mas Flori Cordeiro...