Animal tinha cerca de três meses de idade e foi resgatado após ser localizado por um morador de Machadinho D’Oeste. Onça foi diagnosticada com micoplasmose, doença que afeta as células sanguíneas.

Um filhote de onça-pintada resgatado na zona rural de Machadinho d’Oeste (RO) morreu na última terça-feira (17), em Porto Velho, após cinco dias de tratamento. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (19) pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam).
O animal tinha cerca de três meses de idade e foi encontrado por um morador da região. Segundo a Sedam, a onça estava sozinha, muito debilitada, apática e apresentava sinais de desidratação severa e desnutrição.
Depois do resgate, o filhote foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da Universidade Federal de Rondônia. Lá, passou por exames clínicos e laboratoriais, que mostraram índices muito abaixo do ideal. Testes de ultrassonografia e raio-X revelaram ausência de fezes no intestino, indicando que o animal estava há mais de uma semana sem se alimentar.
Os veterinários diagnosticaram a onça com micoplasmose, uma doença que afeta as células sanguíneas. O tratamento indicado leva cerca de cinco dias para começar a agir de forma eficaz, mas o estado avançado da doença tornou esse prazo insuficiente.
Para tentar salvar o filhote, a equipe realizou transfusões de sangue em dois dias seguidos. Apesar dos procedimentos e do acompanhamento intensivo 24 horas por dia, o animal não resistiu.
Por G1 RO