Por mais de três décadas, a população do distrito de Cicerlândia precisou enfrentar um problema recorrente: quando a balsa Judite estragava, as crianças e adolescentes não conseguiam chegar à escola.
A embarcação era o único meio de transporte entre o distrito e a cidade de Britânia, fazendo a travessia pelo Lago dos Tigres. Ao longo dos anos, as reclamações sobre a precariedade e a paralisação do atendimento feito pela balsa eram constantes.
Mas, agora, esses transtornos ficaram no passado e na memória da comunidade, já que o Governo de Goiás fez a aquisição de uma lancha para o transporte dos alunos, dando uma solução definitiva para o problema.
Com investimentos de R$ 205 mil, a primeira embarcação náutica de transporte escolar do Estado foi entregue nesta quarta-feira, (02/04), pela secretária de Educação Fátima Gavioli, que representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade.
A lancha será utilizada em parceria com a prefeitura de Britânia para transportar alunos até as escolas das redes municipal e estadual. Ex-diretora do Colégio Estadual Alfredo Nasser, a prefeita de Britânia, Disterro Santos, elogiou a gestão do governador Ronaldo Caiado por priorizar o ensino público.
Novo modelo de Educação
“Na época em que fui gestora, era preciso promover eventos e vender galinhada para ter dinheiro e fazer os reparos necessários nas escolas, mas agora nos deparamos com um novo modelo de gerir a Educação no Estado de Goiás, onde os diretores recebem verbas para o que for necessário”, destacou ela.
A prefeita destacou ainda que a entrega da lancha significa “um momento mágico” para a população da cidade. “Parece um sonho. Eu tenho certeza de que essa parceria entre o governo estadual e a prefeitura é o combustível que Britânia precisa para avançar ainda mais na Educação”, afirmou Disterro.
Bruno Guilherme, um dos estudantes que mora em Cicerlândia e está utilizando o novo serviço de transporte escolar, frisou que as famílias dos alunos agora estão muito mais tranquilas. Para ele, a entrada em operação da lancha de transporte escolar representa também maior segurança e conforto na hora de atravessar o Lago dos Tigres.
“Além disso, a partir de agora, não vamos mais perder aulas por conta da paralisação da balsa”, frisa o estudante. Bruno também acrescentou que o benefício faz parte de uma política pública direcionada à fortalecer a cidadania, pois garante o acesso dos alunos a uma Educação de qualidade.
Determinação
A secretária Fátima Gavioli, que representou o governador Ronaldo Caiado na cerimônia, explicou que a embarcação foi adquirida integralmente com recursos do governo estadual. Disse ainda que a compra da lancha resolve, em definito, um problema que se arrastava há mais de três décadas.
“Tenham certeza de que nunca faltou dinheiro para resolver esse problema. O que faltou foi determinação e compromisso para melhorar a vida dessas pessoas. É bom fazer parte de um governo que fez o dinheiro aparecer e ser transformado em benefícios e melhorias para a Educação”, arrematou a secretária.
Inovação, conforto e segurança
O veículo aquático que transportará os estudantes, no trajeto entre o distrito de Cicerlândia e a cidade de Britânia, tem capacidade para transportar 16 alunos simultaneamente.
Neste semestre, a lancha atenderá 23 estudantes das redes municipal e estadual. A embarcação é equipada com motor de popa de quatro tempos, partida elétrica e luzes de navegação. Conta ainda com cobertura de lona marítima, com fechamento lateral transparente, sistema antichamas, piso antiderrapante, coletes salva-vidas e boias circulares.
FONTE
SEDUC-GO
(Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)
REPUBLICADO:VER NOTÍCIAS /CHIQUINHOBARBOSA