Adailton Fúria e o voo do pingente: quando a ostentação pesa mais que o futuro político

LUXO

Adailton Fúria, o jovem prefeito de Cacoal e pré-candidato ao governo de Rondônia, parece ter descoberto um gosto especial pelo conforto dos jatinhos particulares.

LUXO 2

Nos últimos dias, vem circulando pelo Brasil a bordo de aeronaves luxuosas, num ritmo que mais lembra políticos “medalhões” do que alguém que ainda é um pingente no cenário estadual.

NADA DE ILEGAL

Não há ilegalidade em viajar de jatinho. Mas há algo muito maior em jogo: a percepção pública.

DÚVIDA

E o eleitor rondoniense, que não tolera ostentação, pode começar a se perguntar de onde vem tanta generosidade.

POBRE

É fato que Fúria não tem cacife próprio para bancar viagens interestaduais em jatos executivos.

Voando alto demais: como o jatinho pode derrubar um projeto de ascensão

AMIGO GENEROSO

Logo, o mínimo que se espera de quem prega a renovação política é transparência total: de quem é o jatinho? Em que condições o prefeito está sendo “presenteado” com caronas tão valiosas?

TEMEROSO

Mais do que uma questão estética, isso toca um ponto sensível: um prefeito não pode simplesmente aceitar carona em aeronave particular sem pleno conhecimento (e divulgação) sobre quem está oferecendo o agrado e por quê.

BARGANHA

Essa relação pode soar inocente, mas na política brasileira a história mostra que os “mimos” quase sempre cobram a conta mais cedo ou mais tarde.

FATO

Adailton Fúria tem uma gestão bem avaliada em Cacoal e um futuro promissor pela frente.

NO ENTANTO

Mas se quer consolidar sua imagem como alternativa ao “sistema”, precisa decidir rápido: quer ser visto como alguém que sobe degrau por degrau ou como mais um político encantado pelos símbolos de status?

MAIS DO MESMO

Do contrário, a narrativa de que ele está se deixando seduzir pelos símbolos de status da velha política pode se enraizar, enfraquecendo seu discurso de renovação.

PAULATINAMENTE

No jogo político, a percepção é tudo. E neste momento, Fúria precisa decidir se quer ser visto como o prefeito que sobe degrau por degrau ou como o pré-candidato que já se acha no topo da escada.

AMIGÃO

Ao consultar um amigo da aviação aérea, realmente a “carona” para o prefeito de Cacoal é valiosa e significativa.

AMIGÃO 2

O avião em questão é um jatinho Falcon, para trechos de longa distância, e que voa a uma velocidade de 800 km por hora.

AMIGÃO 3

O custo hora/voo de um Falcon gira em torno de 40 mil reais. Um valor bem fora da realidade para os padrões tanto de um prefeito como de um advogado, como é o caso de Adailton Fúria.

FRASE

Para quem é pobre, a ostentação não é sinal de vitória – é um convite para a queda.

Fonte – Coluna Espaço Aberto

 

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Motorista abandona carro com quase 40 kg de drogas após perseguição da PRF em Vilhena

Na noite da última quinta-feira (4 de setembro de 2025), por volta das 21h50, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da 4ª Delegacia de...

Justiça suspende concurso da Prefeitura de Cacoal após suspeita de fraude com foto de prova divulgada por WhatsApp

O Poder Judiciário de Rondônia determinou a suspensão do concurso público da Prefeitura de Cacoal, realizado em novembro de 2024, após denúncias de irregularidades...

Atletas da Academia Champions, de Vilhena, participarão do 32º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos em São Paulo

Um grupo de atletas de Vilhena vai representar Rondônia no 32º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, que será realizado entre os dias 11 e...