BR-364 já passa por obras enquanto oficialização da concessão à Nova 364 é aguardada

A BR-364, principal rodovia de ligação entre o sul e o norte de Rondônia, já está recebendo melhorias enquanto aguarda a formalização completa da concessão à Nova 364 Concessionária de Rodovias. A assinatura do contrato com o Governo Federal ocorreu no dia 18 de julho de 2025, marcando um novo ciclo para a infraestrutura logística do estado.

Mesmo antes da assinatura oficial, a Nova 364 firmou um Termo de Cooperação Técnica com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e deu início, ainda em junho, a intervenções emergenciais em trechos críticos da estrada. Estão em andamento serviços de tapa-buracos, recuperação de pavimento, reforço da sinalização, roçada, limpeza das margens e manutenção da ponte sobre o rio Candeias, entre outros.

O objetivo das ações é melhorar as condições de segurança e trafegabilidade até a entrada em operação plena da concessionária, que será responsável pela administração de 686,7 km entre Vilhena e Porto Velho.

Nos próximos dias, a empresa também deve assinar o termo de arrolamento que permitirá a implantação do Plano dos 100 Dias. Este plano emergencial prevê a recuperação de pontos críticos, melhorias no sistema de drenagem e implantação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que funcionará 24h por dia com socorro mecânico, atendimento a emergências e informações de tráfego.

Ao longo dos 30 anos de concessão, estão previstos investimentos de R$ 12 bilhões. No médio prazo, do segundo ao oitavo ano, a Nova 364 realizará grandes obras como duplicações, implantação de faixas adicionais, passarelas, travessias urbanas e reestruturação de obras de arte especiais (OAEs).

Entre os projetos de destaque está o corredor logístico Expresso Porto, que conectará a BR-364 ao Porto Novo, em Porto Velho. A obra é estratégica para o escoamento da produção agroindustrial e poderá ser antecipada devido à sua relevância econômica.

No longo prazo, entre o oitavo e o trigésimo ano da concessão, o foco será na manutenção contínua da rodovia e na expansão da capacidade de tráfego, de acordo com o crescimento da demanda. Todo o processo será acompanhado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que definirá metas e prazos a serem cumpridos pela concessionária.

Além das melhorias estruturais, a concessão da BR-364 também deverá impactar positivamente os orçamentos dos 17 municípios cortados pela rodovia, com a arrecadação de aproximadamente R$ 40 milhões por ano em ISS (Imposto Sobre Serviços). Esse valor será dividido entre as prefeituras, gerando novas possibilidades de investimento local.

Com obras já em andamento e investimentos garantidos, a BR-364 se prepara para um novo momento, com foco em segurança viária, fluidez no tráfego e desenvolvimento regional sustentável.

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