Protagonismo feminino na pesca esportiva é fortalecido com projeto do governo de Rondônia “Elas Pescando”

A pesca esportiva em Rondônia tem ganhado um novo significado — mais inclusivo, consciente e com protagonismo feminino. Essa transformação é resultado direto do comprometimento do governo de Rondônia, que tem investido para ampliar a participação das mulheres no segmento, por meio do projeto “Elas Pescando”, idealizado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com a Associação dos Condutores de Pesca Esportiva do Estado de Rondônia (ACPE/RO).

Para o governador Marcos Rocha, fomentar políticas públicas que incentivem a inclusão, o esporte e o desenvolvimento sustentável é fundamental. “Nós acreditamos no potencial das mulheres e na força transformadora que elas trazem para o setor. Além disso, estamos fortalecendo o turismo, gerando renda e mostrando que Rondônia é um dos maiores destinos de pesca esportiva do Brasil”, enfatizou Marcos Rocha.

O projeto “Elas Pescando” é uma experiência que une competição, educação ambiental e valorização da cultura ribeirinha. Dividido em três etapas, cada uma com dois dias de atividades intensas, o evento percorre diferentes regiões do estado: a primeira foi realizada em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho, nos dias 5 e 6 de julho; a segunda aconteceu nos dias 19 e 20 de julho, na Vila Calderita, em Candeias do Jamari; e a última etapa será nos dias 9 e 10 de agosto, em Cabixi, no Cone Sul do estado.

Durante o evento, as equipes femininas mostram técnica, força e paixão pela pesca, em uma competição saudável que vai além do esporte. Cada etapa também promove ações educativas sobre preservação ambiental e integração com as comunidades locais, reforçando o compromisso com um turismo sustentável.

“Rondônia possui um plano estruturado para o desenvolvimento da pesca esportiva, e iniciativas como essa ampliam o alcance do turismo regional. Esse tipo de evento gera movimentação econômica, atrai turistas de diversas regiões e coloca Rondônia em posição de destaque no cenário nacional da pesca esportiva”, ressaltou Marcos Rocha.

O projeto também busca fortalecer o empreendedorismo feminino e aquecer a economia local, principalmente em comunidades ribeirinhas e nos municípios-sede das competições. Ao mesmo tempo, promove a imagem de Rondônia como um destino turístico que valoriza suas belezas naturais e sua cultura.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Deputada Rosangela Donadon se reúne com produtores rurais da Linha Rio Vermelho para ouvir demandas em Vilhena

A deputada estadual Rosangela Donadon participou, na segunda-feira, 2 de fevereiro, de uma reunião com produtores rurais da Linha Rio Vermelho, na zona rural...

Prefeito de Cacoal divulga vídeo sobre pedágio na BR-364 e defende cobrança apenas em trechos duplicados

Um vídeo divulgado nas redes sociais pelo prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, ao lado de sua esposa, Joliane Tamires, voltou a colocar em evidência...

Jornalista questiona questão de prova em concurso da Câmara de Porto Velho por possível violação ao princípio da impessoalidade

O jornalista Robens Coutinho, de Porto Velho, levantou questionamentos sobre uma questão da prova de Língua Portuguesa aplicada no concurso público da Câmara Municipal...