Direita na frente: Tarcísio lidera pesquisa para governo de São Paulo

Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 43%, seguido por Geraldo Alckmin (PSB), com 21%; Erika Hilton (PSOL) crese e registra 8%

JORGE BEVILACQUA /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), é hoje o favorito na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes no ano que vem, mostra a pesquisa Genial/Quaest publicada nesta sexta-feira, 22. Segundo o levantamento, o mandatário tem 43% das intenções de votos.

Na sequência aparece o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com 21%. O pessebista é seguido pela deputada Erika Hilton (PSOL), que registrou 8%. Já o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) e o empresário Felipe d’Avila (Novo) marcaram 3% e 2%, respectivamente.

Além disso, 7% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votarão para o governo do Estado em 2026. Outros 16% afirmam que vão anular o voto. A pesquisa ouviu 1,6 mil eleitores entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%.

A Quaest ainda questionou os paulistas sobre a preferência de apoios nacionais. Nesse quesito, 59% afirmaram que querem que o futuro governador seja um político independente. Outros 23% preferem alguém alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 17% gostariam que fosse um apoiador do presidente Lula (PT).

Apesar de uma vitória de Tarcísio ser considerada muito provável hoje até entre seus adversários, existe a possibilidade de ele não disputar a reeleição e se lançar na corrida presidencial. De maneira similar, Alckmin, que já governou São Paulo por quase 13 anos, não demonstra tanto entusiasmo em disputar cargos no Estado.

Gestão Tarcísio de Freitas é aprovada por 60% dos paulistas

Segundo a pesquisa, a gestão Tarcísio de Freitas é aprovada por 60% dos paulistas, enquanto que 29% a desaprovam. Outros 11% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento. Os números mostram uma estabilidade nos índices de avaliação do governador.

Quando perguntados sobre a reeleição de Tarcísio, 56% dos paulistas ouvidos disseram que ele merece ser reconduzido ao cargo, ao passo que 36% avaliam que ele não merece.

A segurança pública é a área com a pior avaliação da gestão Tarcísio. Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados julgam a condução da segurança de forma negativa, enquanto outros 36% a consideram regular. Aqueles que a avaliam de forma positiva somam 28%.

Por outro lado, a área de mobilidade urbana e infraestrutura tem a melhor avaliação, com 49% a avaliando como positiva. Outros 34% a julgaram como regular e 17%, como negativa.

Fonte: Estadão Conteúdo

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Rosangela Donadon conquista recuperação asfáltica para Novo Plano e acompanha obras

A deputada estadual Rosangela Donadon (PRD) esteve no distrito de Novo Plano, em Chupinguaia, para acompanhar de perto os serviços de tapa-buracos e micro...

Com público abaixo do esperado, lançamento de Marcos Rogério em Porto Velho expõe dificuldade de mobilização

O lançamento da pré-candidatura do senador Marcos Rogério ao Governo de Rondônia, realizado em Porto Velho, ficou aquém das expectativas criadas por seus apoiadores....

Rosangela Donadon entrega R$ 200 mil para aquisição de playground da Escola Mundo Mágico em Pimenteiras do Oeste

A deputada estadual Rosangela Donadon (PRD) esteve em Pimenteiras do Oeste para oficializar a entrega de um recurso no valor de R$ 200 mil...