O vereador Lano Matias realizou uma fiscalização na Farmácia Municipal de Ariquemes e confirmou a situação de desabastecimento, ecoando as denúncias feitas pela população. Segundo o vereador, o local está sem os medicamentos necessários para a distribuição aos moradores.
A constatação levantou questionamentos públicos sobre a gestão dos recursos destinados à pasta. “Não tem remédios no local para distribuir para o povo e é verídica [a denúncia]”, afirmou o vereador Lano Matias.
Diante da falta de medicamentos essenciais, o vereador questionou o destino do orçamento da saúde do município. A principal indagação levantada é: onde está o dinheiro da Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes, especialmente a verba que deveria ser utilizada para a compra dos remédios.
O vereador classificou a situação como “muito grave” e um “descaso” com a saúde pública da cidade. A falta de medicamentos na farmácia municipal afeta diretamente o atendimento à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para obter tratamentos básicos e contínuos.