Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a 11ª Rondônia Rural Show Internacional em Ji-Paraná, traz oficinas, palestras e produtos em exposição respeitando as características da região. As políticas públicas voltadas para a agricultura familiar são fortalecidas com a assistência da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Membro de uma associação de produtores de cacau e chocolates, Estevão Fernandes Magalhães trouxe vários de seus sócios para expor na Feira deste ano. “Somos em 12 sócios com pequenas agroindústrias e viemos expor na Rondônia Rural Show deste ano”, comemorou.
Segundo o produtor para ter uma colheita produtiva o primeiro passo é estudar o solo através de análise em laboratório para garantir a implementação de micro e macro nutrientes para corrigi-lo. “Dependendo do período da planta, nós vamos aumentar a adubação e aplicação do calcário no solo”, explicou Estevão.
Outra tecnologia utilizada pela entidade é a irrigação das plantas para aumentar a produtividade por hectare, evitando desperdício, respeitando o meio ambiente. “O processo de colheita é feito de forma manual e depois as amêndoas são beneficiadas, transformadas em chocolates de vários tipos, agregando valor à produção”, ressaltou o produtor.
O respeito ao meio ambiente na Amazônia somada ao processo de Indicação Geográfica (IG), reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), garantiu a certificação das amêndoas, colocando o produto no mercado nacional. “Nosso produto tem qualidade com diferentes sabores, garantindo nossa colocação em outros mercados”, acrescentou o produtor.
PALESTRAS
A partir desta terça-feira, 21, a Emater promove várias palestras durante a Rondônia Rural Show Internacional para fomentar e incentivar a produção respeitando as peculiaridades da Amazônia. Estão previstas explicações sobre a parceria com uma empresa de energia do Sudeste para aumentar a capacidade de produção das agroindústrias; a produção de biogás; o uso do cacau como alternativa produtiva; e jardim sensorial – sentir para preservar. A programação completa está no site da rondoniaruralshow.ro.gov.br.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a Feira fomenta o desenvolvimento tecnológico do campo.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, as palestras programadas garantem a troca de conhecimentos entre técnicos e produtores para mais qualidade e valor agregado a produção agrícola em Rondônia. “O objetivo das palestras é oferecer aos profissionais do campo novas técnicas e práticas agrícolas que possam ser implementadas em suas propriedades, visando aumentar a produtividade e a rentabilidade do setor”. afirmou.